Melhores Apps para fotografia móvel

10:02

POST DE UTILIDADE PÚBLICA

É difícil achar alguém hoje que não tire fotos.
Os avanços da tecnologia permitiram que qualquer pessoa tenha acesso à um meio de tirar fotos. Seja usando uma câmera compacta, profissional, ou até mesmo o celular.
E é nessa última opção que vamos focar hoje.

Vamos de frase clichê da semana?

"Equipamento não faz de ninguém um bom fotógrafo." 
-Fulano

Pra provar isso, o fotógrafo Lee Moris usou seu iPhone 6S num ensaio profissional, mostrando que não é preciso equipamento caro para conseguir boas fotos. Você pode ler sobre o trabalho do Moris clicando AQUI.

Pois bem. É óbvio que o Lee utilizou de ferramentas de iluminação e seu conhecimento sobre composição para fazer as fotos. Em outro post falarei sobre isso.
Mas no post de hoje, quero focar em formas de editar sua foto feita com o celular pra conseguir um resultado melhor.

O primeiro aplicativo que eu recomendo é o snapseed.

É um aplicativo de edição desenvolvido pela Google e sem dúvidas é meu favorito. É o mais completo e mais fácil de usar quando o assunto é edição geral da foto. Cortar, editar brilho, contraste, saturação... E umas das coisas mais legais dele é o modo de edição seletiva, onde você pode escolher só uma cor da foto, numa área particular, e editar o brilho, contraste, e saturação daquela cor. Outra coisa legal é a ferramenta "healing", que da pra ser usada pra tirar pontos indesejados da imagem (como espinhas no rosto ou alguma sujeira). O snapseed também possui alguns efeitos de cor, que eu particularmente não uso, mas recomendo testarem e quem sabe no que vai dar né?







O próximo aplicativo é meu xodó, a razão do meu viver, o motivo de eu respirar: O VSCO cam. (pfvr não digam "vasco". Isso é o time de futebol apenas)

O VSCO é um app de efeitos. (lá vem alguém problematizar porque eu disse que não uso filtros).
O app possui diferentes filtros pra se usar na foto. A maioria deles no melhor estilo indie-diferentão-cult-gótico-oimeunomeéfulanoeeuouçothekillers. Tipo isso.
São vários filtros que tentam similar os resultados de fotos tiradas com filmes antigos.


Fonte: google

A maioria dos filtros do VSCO são pagos (eu por exemplo já gastei mais de 200 reais só com esse app), mas alguns estão disponíveis de graça. Além disso, o app possui ótimas ferramentas de edição onde você pode alterar o filtro ou editar a foto sem o uso deles.
Eu SEMPRE passo as minhas fotos pelo VSCO antes de postar no instagram pra dar os retoques finais.


| vale lembrar que o VSCO também possui presets para o Photoshop e Lightroom. Bem mais caros que os filtro do app para celular, obviamente |


Agora vamos à prática.

Eu usei essa foto aqui como exemplo, que foi tirada com meu iPhone 6.


Eu passei a foto pelo snapseed e fiz uns ajustes básicos. Brilho, contraste, saturação, e a ferramenta de edição seletiva. O resultado foi esse:



Depois do Snapseed, abri a foto no vsco e apliquei um efeito simples, com uma intensidade baixa, e fiz uns ajustes manuais de cor e contraste. O resultado final da minha foto foi esse:


Deixou a foto bem melhor e com um ar mais gótico, ne nom?
Se liga nesses outros exemplos:



Existem outros aplicativos de edição de foto, como o Photoshop Express ou o Afterlight que também são ótimos. Só não vou falar deles porque não uso muito '-'

A edição é muito importante na fotografia móvel. No celular é mais difícil conseguir explorar todo o potencial da câmera, e a edição ajuda muito nisso.
A dica que eu sempre dou nas minhas oficinas é: sai cutucando tudo feito menino malino. Não existe outra forma melhor de aprender a editar, do que conhecendo o aplicativo e o que ele oferece, então saiam explorando.
E um último recado:

DEPOIS DESSE POST POR FAVOR NÃO USEM MAIS RETRICA.
o trouxa Jon e o mundo da fotografia agradecem.
Vlw flw

You Might Also Like

2 comentários

  1. Parabéns por todas as postagens. São bem explicativas e com certeza posso tirar as melhores dicas daqui e tentar aplicar nos meus trabalhos.

    ResponderExcluir
  2. Jon, o que você acha do PIXLR? eu acho ele bem parecido com o Snapseed, até um pouco mais completo.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.

Subscribe