Por que eu não faço fotos pela manhã

06:39

 Vamos começar a semana com um assunto importante que eu sempre discuto com meus clientes: o horário do ensaio.
Todos (e eu quero dizer TODOS MESMO) os meus ensaios são feitos à tarde. Depois das 15:00.
Por que? Porque eu não quero acordar cedo por motivos de iluminação.
Sendo um fotógrafo que só trabalha com luz natural, é um desafio enorme controlar o tipo de iluminação que a foto vai ter. É preciso usar de artifícios como elementos da arquitetura pra criar refletores naturais, ou algum prédio pra bloquear a luz, uma sombra no horário certo...
Eu não fotografo pela manhã porque eu teria que pedir ao cliente pra acordar 5:00 e se arrumar. Na minha experiência com fotografia, qualquer foto depois das 9:00 vai ser extremamente difícil de se conseguir uma iluminação decente, porque o sol estará cada vez mais perpendicular, causando sombras fortes no rosto da(o) modelo.



Vale lembrar que não são fotos ruins. De acordo com o conceito do ensaio é uma iluminação que cria um estilo forte e diferente, com a edição certa. Porém, eu percebi que os clientes não gostam tanto do resultado, além de ficar desconfortável durante o ensaio. Ainda, fotografar entre 10:00 e 14:00 aqui no cariri significa aguentar o sol numa temperatura de 30°C-32°C (desculpa vocês que moram em lugares frios, mas aqui a gente vive no perigo mesmo)

Depois das 15:00 além do clima estar mais agradável pro cliente e pra mim, a luz é bem mais de se controlar. É fácil achar lugares com sombras, e também lugares com uma luz que fica mais por trás do corpo da(o) modelo, causando um efeito de contorno legal na imagem.






Depois das 15:00 é mais fácil encontrar lugares com sombras, mas ainda uma luz fácil de se controlar.

Nessa foto, a modelo estava olhando diretamente pro sol, mas o horário permitiu uma luz mais difusa.



Além disso tudo, fotografar no pôr do sol pode criar fotos incríveis. o Horário de 17:00 às 18:00 é conhecido pelos fotógrafos como a Golden Hour (hora dourada) que causa um efeito bem legal nas fotos.
A Igara explicou bem sobre a golden hour lá no blog dela: Dica de fotografia: Golden Hour então corre lá pra aprender mais sobre como conseguir esse tipo de foto.



Um último tópico importante de se falar é fotografar depois que sol se põe. Cada minuto depois disso significa menos luz no ambiente, tornando mais difícil fazer fotos nítidas sem o uso de iluminação artificial.
Eu já me aventurei na fotografia noturna algumas vezes, e com certeza é mais difícil. Porém com as configurações certas da câmera e utilizando a iluminação disponível no local, é possível conseguir fotos interessantes. Um dia vou escrever sobre esse tipo de foto e como fazê-las.

Na primeira foto, usei a luz do carro pra conseguir esse efeito no fundo, junto com o flash da câmera pra iluminar o modelo. Na segunda foto, apesar fiz uso da luz do poste.

Nessa foto utilizei a luz de dois postes na frente da modelo.



Pra conseguir essa imagem, pedi pra modelo ficar exatamente onde 3 postes estavam iluminando, e ainda consegui as luzes dos carros pra criar um efeito interessante.



Espero que tenham gostado. 

do seu trouxa,
-Jon

You Might Also Like

0 comentários

Tecnologia do Blogger.

Subscribe