A importância da escolha do fotógrafo

10:32

Eu já mencionei no post anterior sobre fotografia de casal não ser minha praia. Decidi então escrever esse sobre a grande importância de se escolher o fotógrafo certo para suas fotos de acordo com o estilo do mesmo.
Não existe nada mais frustrante para um fotógrafo do que quando um cliente fala "quero minhas fotos assim" e manda fotos de outros fotógrafos como exemplo. Ou quando diz "tem como editar assim ou assado?". Ou acredita que só porque seu insta é cheio de fotos legais, que esse fotógrafo vai fazer qualquer tipo de trabalho. Não é bem assim que funciona.
Uma das coisas mais importantes na hora da escolha de quem fará suas fotos é a área de atuação do profissional.
O trabalho de fotógrafo é parecido com o de um professor, médico, ou qualquer outra profissão que possua diferentes áreas. Você não pede pra um professor de matemática corrigir sua prova de geografia, da mesma forma que não pede pra um cirurgião cardíaco fazer uma cirurgia plástica no seu nariz. Então, é esse pensamento que as pessoas devem ter na hora de escolher um fotógrafo.
Existem fotógrafos especialistas em algumas áreas. Alguns focam em casamentos, outros em fotos de bebês, gestantes, moda, ou eventos em geral. Isso não quer dizer que esses fotógrafos são incompetentes ou não sabem usar seu equipamento. Isso apenas quer dizer que existe uma área onde esse fotógrafo se considera melhor em praticá-la e que às vezes outras pessoas podem ser melhores fazendo algo diferente. Além disso, o trabalho do fotógrafo envolve a relação humana, e alguns podem não se sentir confortáveis em algumas situações.
Eu, por exemplo, não faço fotos de gestantes, bebês, ou crianças mais novas. Notaram esse tipo de foto no meu instagram? Não. Não quer dizer que eu não sei fazer esse tipo de trabalho. Só significa que é uma área onde eu não me sinto confortável em trabalhar e que provavelmente, não resultará em fotos do meu agrado, e eu me importo demais com meu trabalho para entregar ao cliente uma foto "bonitinha". Da mesma forma acontece com eventos. Eu não faço nenhum tipo deles. Eu sei fazer, mas não gosto da experiência nem do resultado final. Fiz um evento uma vez e claramente aquele não era o meu lugar como fotógrafo. Não importa quem pedir ou quanto me pagarem, eu não faço.
Me descobri na profissão atuando em áreas diferentes.
Outra coisa importante na hora de escolher o fotógrafo é o estilo de edição do mesmo. Já falei em outro post aqui sobre como a edição influencia muito no trabalho e como cria uma identidade para o fotógrafo. É importante conhecer o trabalho do mesmo e ver alguns ensaios passados, para saber no que você está se metendo.
Eu estou numa vibe um pouco mais dark (vou nem comentar), então minhas fotos ultimamente têm focado em tons mais escuros, sombras, e a abstinência de cores mais vivas. Então é isso que os clientes devem esperar do resultado final das fotos. Por favor, não peçam pra um fotógrafo editar sua foto igual à daquela famosa ou tipo o ensaio daquele cantor. Além de ser desrespeitoso com o trabalho do fotógrafo, é extremamente estressante para um profissional, não ter a liberdade de ser quem é, e se limitar ao estilo de outra pessoa.
Busquem conhecer a fundo o trabalho de quem você quer que tire suas fotos. Existem mil formas de fazer isso, pelas redes sociais ou portfólios. Escolha o fotógrafo que faz as fotos que você quer, não as fotos que você quer que o fotógrafo faça.

-Jon



You Might Also Like

0 comentários

Tecnologia do Blogger.

Subscribe