"Fotografia não é arte. Edição sim."

07:42


Uma vez um fotógrafo que eu admiro muito disse isso. Na época eu achei a coisa mais ultrajante a se dizer sobre a fotografia. Do nada minha forma de arte favorita reduzida a nada?
Demorei um tempo (põe tempo nisso), pra entender que de certa forma ele estava certo.
Se você parar pra pensar, fotografia é técnica: regra dos terços, enquadramento, contraste de cores, luz, ângulos... e qualquer pessoa pode aprender a utilizar uma câmera e esses métodos da forma que mais lhe agradar. É quase como uma ciência.
Quando estou nos meus ensaios, existem algumas orientações que eu sei que vão me dar uma foto sólida, se eu segui-las. Não que todas as fotos sejam automáticas e sem sentido. Na verdade uma foto sem sentido é aquela que sempre se mostra tecnicamente perfeita. O que quero dizer é que eu posso ter meu olhar fotográfico e tentar fugir das regras ao máximo, mas existe um limite nas alterações que se é possível fazer com o equipamento.
Quando o assunto é edição, a história é outra. Não existe limite quanto ao que se é possível fazer na pós produção de uma foto. E de certa forma, além do olhar e equipamento, a edição das fotos e a forma como a foto final é apresentada ao público é que define o estilo de um fotógrafo.

Esse mesmo fotógrafo me provou isso quando pediu pra 20 fotógrafos ao redor do mundo editarem a mesma foto, e o resultado foram fotos totalmente distintas.



Quanto às minhas fotos, sempre me perguntam se uso algum tipo de filtro ou efeito pronto nelas.
A resposta sempre vai ser NÃO!
Todo fotógrafo que se preze sabe que filtros não são a melhor forma de apresentar seu trabalho. Existem alguns presets no photoshop, que dependendo da foto eu uso, mas nunca na sua forma original. Sempre modifico da melhor forma pra resultar na foto que quero, além de utilizar outros elementos da edição.
Editar uma foto é quase como criar uma pintura. Você precisa decidir o sentimento que aquela imagem deve passar. Escolher uma paleta de cores, tons, contraste, e todos os outros elementos de cor para isso. 
Meu processo de edição leva de 15 à 30 minutos POR FOTO. Algumas vezes já cheguei a passar quase uma hora editando a mesma foto pra chegar no resultado que queria. Usar um filtro ou efeito pronto aceleraria o processo, mas nunca daria o mesmo resultado, além de não criar imagens individuais.

Aqui estão algumas fotos minhas nas suas versões direto da câmera (sem edição alguma), e o resultado final. 

-Jon.











You Might Also Like

2 comentários

Tecnologia do Blogger.

Subscribe